O CONTEXTO PLURALISTA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO
522 palavras
3 páginas
O CONTEXTO PLURALISTA PARAA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DE ENSINO RELIGIOSO
A época da pós - modernidade é um tempo onde a única certeza é a dúvida. A pluralidade das religiões, é apenas um dos sintomas.
O texto se refere a movimentos religiosos, que vem sofrendo mutações, em decorrência da necessidade imediatista entre o homem e a sua religiosidade. É bem verdade que o individualismo cultural, tem fomentado essas novas necessidades. Os movimentos neopentecostais têm significativa parcela nessas mudanças. O acesso a informações, novas tecnologias não tem suprido o vazio e o desejo das pessoas em relação ao sagrado. E o desapego ao aprofundamento das doutrinas dos mesmos, e toda confusão e sincretismo que influenciam essas práticas religiosas, causam grande preocupação sim, pois, de fato, pode nos levar a uma intolerância em relação as outras. Pessoas que antes não se declaravam da umbanda e candomblé por algum receio, hoje abertamente as declaram e o catolicismo anda perdendo espaço para outros tipos de ritos e movimentos, exercendo ainda grande influência em muitos aspectos como não se vê em outras religiões. Sendo assim, essa tal perda da hegemonia Católica, a meu ver, nunca ocorrerá pelo fato de que é forte e exerce grande poder em todas as áreas.
Obrigatoriedade nas escolas, de oferecer ensino religioso, de forma laica, e que não haja proselitismo, não se trata de interesses religiosos, como o texto afirma, mas de exercer sua cidadania. Até aqui concordo com o texto. O perigo é quando fala “Um projeto pluralista deve estar intimamente relacionado com um sistema de comportamento e de valores a serem vivenciados e não apenas com conteúdos e conhecimentos a serem assimilados”. Dá-se legitimidade para que outros movimentos, mesmo não sendo obrigatório, essa pluralidade, fazer uso seus costumes e práticas, em salas de aula.
A história do Ensino Religioso na educação brasileira foi sempre um processo político de disputa de poder, então por que preparar