O Contexto Hist Rico Do Mundo Romano
O contexto Histórico do Mundo Romano
A História de Roma começa com o surgimento da própria cidade em 753 a. C. Porém, a historia da ocupação do berço da civilização romana, a Itália, remonta a mais de 2.000 anos a.C.
A Península Itálica era povoada por comunidades de agricultores quando, por volta de 2.000 a.C foi ocupada por diversas tribos indo europeias, entre elas os latinos, os quais se instalaram na Planície do Lácio. Posteriormente, as pequenas comunidades sedentárias que surgiram nas colinas do Lácio, transformara-se na cidade fortificada - Roma.
Para outros a cidade foi fundada por volta de 1.000 a.C. e, ao que tudo indica, foi inicialmente um centro de defesa latino contra os constantes ataques dos etruscos (povos que vivam no norte da Península itálica).
Existe, todavia, a versão lendária da fundação de Roma, relatada por Tito Lívio (historiador antigo) em sua "Historia de Roma", segundo qual Enéias, filho de Vênus e príncipe de troiano, fungindo de Troia destruída pelos gregos, chegou ao Lácio e se casou com a filha do rei latino. Seus descendentes, Rômulo e Remo, foi jogado por Amúlio (tio avô, irmão de Numitor) rei de Alba Longa, no rio Tibre. Os dois irmãos foram criados por uma loba e, quando jovem lutaram pela recuperação de Alba Longa. Assim, Roma foi fundada e, após um desentendimento, Rômulo matou seu irmão Remo, tornando-se rei de Roma.
(Veja no capítulo 05, páginas 123-124 do livro Fundamento de História do Direito, outra visão com relação à lenda de Rômulo e Remo)
A influência mitológica grega explica-se pela presença de cidades-estados no sul da Itália - a Magna Grécia. Desta forma, a influência da cultura grega na formação da civilização romana é importante, principalmente, para a compreensão da religião, escrita e direito romanos.
Por volta do século VIII a. C A fortaleza de Roma foi invadida pelos etruscos que , aos poucos transformaram a cidade num importante centro agrícola, artesanal