O contexto empresarial
O presente trabalho aborda O Contexto Empresarial através das suas funções administrativas desenvolvidas por Taylor, Ford e Fayol, como as suas teorias ajudam e colaboram no desenvolvimento de uma organização, todo o seu desenvolvimento ao longo do tempo até os dias atuais. Aborda também o conceito de patrimônio, de onde são tirados os recursos utilizados nas empresas, sendo recursos próprios ou de terceiros, fazendo uma analise do mercado sobre a sua demanda de oferta e equilíbrio assim como a estrutura do mesmo. Enfim, traz também a Contabilidade Social como ferramenta de informação para a sociedade, como responsabilidade social.
2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo. O processo administrativo, segundo Chiavenato, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional. O nível estratégico envolve toda a organização, definindo o por quê da sua existência, o que ela faz e como faz. O nível tático traduz os planos estratégicos em ações especializadas para as unidades organizacionais sendo, então, elaborado a nível intermediário. Define as responsabilidades, curso de ações e objetivos para cada unidade funcional. O nível operacional coordena por meio de cronogramas, decisões, orçamentos e até mesmo outros planos as atividades individuais realizadas. É um planejamento focado no curto prazo e na rotina assegurando que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, focado na eficiência, melhor alocação dos recursos disponíveis, e na eficácia dos resultados.
O planejamento estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançadas. É a primeira das funções, já que servira de base diretora à operacionalização das outras funções, portanto para