O CONTEXTO EMPRESARIAL NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS
O presente trabalho apresenta de forma suscita os elementos fundamentais referentes ao Contexto Empresarial, perpassando pelo conceito de funções administrativas e a descrição de cada uma delas; abordando a origem da Teoria da Administração e a conceituação das funções administrativas Fayol, que é considerado como o fundador da Teoria Clássica da Administração; enfatizando o Conceito de Patrimônio a partir do olhar de diferentes autores; discutindo também sobre as Fontes de Recursos, enfatizando o Capital Social e o Capital de Terceiros; Análise de Mercado; Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado e, por fim, Estrutura de Mercado e Contabilidade Social como Ferramenta de Informação para a responsabilidade social.
Reconhecendo a importância da contribuição da Teoria Clássica da Administração, bem como a conceituação das funções administrativas e dos princípios da administração de Fayol para a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão e para que a administração pudesse ser vista como uma profissão.
Nesse contexto, a abordagem nos fundamentos e princípios gerais da administração como planejamento, organização, direção e controle, segundo Chiavenato (2000) é fundamentada nos princípios citados por Fayol, ainda no início do século XX, e que são consideradas no contexto atual, a partir de atualizações e adaptações dessas funções administrativas à nova era empresarial.
Contanto, a relevância desse trabalho centra-se na possibilidade de ampliação dos conhecimentos a respeito dos Fundamentos da Administração, mais especificamente no tocante às funções administrativas e sua contribuição para o bom desempenho da empresa. Reconhecendo que o processo administrativo é bastante direto e sistemático. E faz-se necessário, para uma boa atuação na administração e na gestão de uma empresa conhecer os