O contexto das empresas:ambiente,tecnologia,estratégia e apo
O ambiente representa o contexto no qual as empresas existem e operam. Conforme o ambiente passa por mudanças e transformações todo o quadro habitual das operações das empresas é tremendamente influenciado, haja vista as condições ambientais externas às empresas contribuírem fortemente para o que sucede dentro delas.
O ambiente não é uma massa homogênea e estável, uniforme e bem disciplinada, mas um campo dinâmico no qual atua uma multidão de diferentes forças, de diferentes naturezas e dimensões, em direções e sentidos diferentes, mudando a cada momento, pois cada uma dessas forças interfere, influencia e interage com as demais.
Tecnologia:
A tecnologia é,simultaneamente,uma força externa e ambiental que impõe desafios e problemas á empresa , e uma força interna que também lhe impõe desafios e problemas, mais permite maior eficiência na utilização dos seus recursos disponíveis para o efetivo alcance de seus objetivos quando dominada.
O papel da área funcional da tecnologia é crucial para a implementação de qualquer estratégia, especialmente aquelas que focalizam a exploração de novas oportunidades, a diversificação ou a manutenção de uma posição de liderança na inovação dos produtos e serviços ou seja, o problema básico da função de tecnologia é transformar conhecimento em produtos e serviços.
Estratégia:
São cursos de ação que procuram viabilizar a realização de objetivos organizacionais que traduzem o aproveitamento de oportunidades e o enfrentamento de ameaças. No processo de definir estratégias, além de ameaças e oportunidades e de pontos fortes e fracos, as organizações devem considerar o próprio produto ou serviço e o estágio em que sua tecnologia se encontra. Para colocá-la em prática, é necessário elaborar e executar planos funcionais, políticas e planos operacionais. O planejamento estratégico é a função administrativa que busca o direcionamento da empresa visando sua interação total com o ambiente e suas variáveis, prospectando