O contexto da educação em espaços não escolares:analisando seu currículo.
Subtema: Aprendizagem e saberes no Grupo da 3ª Idade “De bem com a vida”.
Resumo
O seminário integrador é uma atividade que permite o entrelaçamento dos conceitos estudados nas diversas disciplinas. Nesse em especial, os conceitos foram verificados na aproximação da prática pedagógica. Segundo Kemmis (1998,p.14), o currículo é “um terreno prático, socialmente construído, historicamente formado, que não se reduz a problemas de aplicação de saberes especializados desenvolvidos por outras disciplinas, mas que possui um corpo disciplinar próprio”.
A partir das observações, entrevistas e análise de currículo que o presente texto foi elaborado, contemplando as especificidades da educação no espaço não escolar, buscamos perceber como tem se dado o ensino-aprendizagem. Visitas ao espaço da Associação de Idosos Grupo terceira idade “De bem com a vida” e estudos foram realizados para descoberta de como se dá a educação nesse espaço não escolar.
Introdução
O referido grupo surgiu a partir das observações feitas pela irmã Augusta (nacionalidade italiana), que desenvolve um trabalho voluntário neste município desde a sua chegada a mais de 15 anos nesta cidade para pessoas denominadas carentes. A referida irmã percebeu em suas visitas a essas pessoas, a necessidade de fazer algo que contemplasse pessoas idosas, para que estes tivessem uma vida mais saudável, mais ativa e prazerosa, consequentemente elevando a sua autoestima, tirando-os da inatividade e proporcionando algo novo. Um desafio para proporcionar ao idoso um espaço só para ele e ao mesmo tempo compartilhado por todos. Em seu relato a irmã Augusta faz referência às inúmeras orações feitas, pesquisas e leituras realizadas para a concretização do seu projeto. Percebeu que sozinha seria impossível tal realização. Procurou voluntários e amigos que possivelmente pudesse ajudá-la compartilhando seu projeto na comunidade católica