O Consumo De Lcool Durante A Gesta O Est Associado Ao Aumento De Risco Para Malforma Es Fetais

663 palavras 3 páginas
Gravidez e suas alterações emocionais

A gravidez é um momento de riqueza e de profunda complexidade na vida de uma mulher. É considerado um momento privilegiado, no qual a mulher, símbolo da fecundidade, reafirma seu papel social.
Tem sido descrita na literatura a forte relação entre problemas emocionais e complicações na gestação e parto e mais recentemente tem-se relacionado tais quadros a alterações do desenvolvimento infantil.

De acordo com a literatura, a presença de ansiedade e estresse durante o período gestacional relaciona-se com complicações obstétricas, tais como, trabalho de parto prematuro, pré-eclâmpsia, sangramentos e ruptura prematura das membranas. 6,15 Gestantes com altos escores de ansiedade apresentavam aumento de resistência da artéria uterina quando comparadas a gestantes com baixos escores, em fases tardias da gestação.

Álcool na Gestação

O consumo de álcool durante a gestação está associado ao aumento de risco para malformações fetais, a mais grave é a Síndrome Alcoólica Fetal. Em mulheres alcoolistas, o risco de ter uma criança portadora dessa síndrome é de aproximadamente 6%. O presente estudo teve o objetivo de detectar problemas emocionais na gestação e consumo de álcool em gestantes e verificar se as gestantes com consumo problemático de álcool (uso nocivo ou síndrome de dependência) tiveram mais problemas emocionais quando comparadas às que não tinham esse hábito. (artigo)

O álcool é uma substância com livre passagem pela placenta e, portanto, livre passagem para o feto. O fígado do bebê que está em formação metaboliza o álcool duas vezes mais lentamente que o fígado da sua mãe, isto é, o álcool permanece por mais tempo no organismo do bebê do que da sua mamãe.
Consequências do álcool na gestação
O aborto espontâneo e o trabalho de parto prematuro, assim como outras complicações da gravidez, também estão relacionados com o uso do álcool, mesmo em quantidades menores. O risco de aborto espontâneo quase dobra quando a

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas