O CONSUMO DAS DROGAS NA VIDA DOS ADOLESCENTES
ANDERSON KLEBER DE MELO LOPES
JULIANNE NEVES DE BARROS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar as situações de riscos e vulnerabilidades que os adolescentes vivenciam ao realizar o uso de drogas. Tendo como base os textos que em sua literatura analisam a situação de vulnerabilidade em que os jovens se encontram quando fazem uso de entorpecentes, seja de uma forma esporádica ou abusiva. Os estudos apresentam fatores de risco que surgem na vida do adolescente, bem como viabilizamos refletir sobre os métodos utilizados para o tratamento e prevenção destes.
Palavras chaves: Fatores de risco. Drogas. Vulnerabilidade. Comportamento.
1 Drogas
Desde o ano de 1921, vêm se pesquisando e tentando realizar políticas de intervenções das drogas, utilizando-se de métodos que buscam conscientizar a população para o uso consciente/responsável das drogas. Focando principalmente os adolescentes e os jovens.
Por meio do decreto 4.294, de 6 de julho de 1921, que tem como objetivo a intervenção das drogas, vetando o uso da cocaína, ópio, morfina e seus derivados, sem a prescrição médica. Com esta Lei, se tentava reprimir o uso abusivo das drogas, pela sociedade. A partir deste movimento, os estudos e pesquisas sobre este tema, tornaram-se frequentes e amplos. Com a finalidade não mais de uma forma de obter cuidado apenas quanto as consequências da utilização das drogas viessem a tona, como também de uma prevenção, para com a qualidade de vida do usuário, levando em consideração o caminho percorrido até chegar ao uso abusivo das drogas, visualizando métodos, estratégias e políticas de prevenção que pudessem facilitar o tratamento.
Estes novos caminhos de pesquisas, possibilitaram aos pesquisadores uma nova visão do objeto estudado. Pretendendo assim, promover a qualidade de vida aos usuários, não tendo mais, um olhar focado só na doença, e sim no sujeito como um