O consumidor e a comunicação voltada para o mercado de baixa renda
O consumidor e a comunicação voltada para o mercado de baixa renda1
Eduardo Perotto Biagi2
Prof. Msc. Cynthia Maria Souza da Silveira3
RESUMO
Neste artigo analisa-se o mercado e a comunicação voltada para as classes de baixa renda, notadamente as classes C e D. A análise passa por definições das necessidades deste mercado, que ainda está em crescimento no Brasil, e desde a estabilização econômica tornou-se uma das vedetes da propaganda nacional.
Palavras-chave: Comunicação. Baixa renda. Propaganda.
The consumer and the communication oriented for low-income markets
ABSTRACT
In this article we analyze the market and communication toward low-income classes, especially classes C and D. The analysis goes through definitions of the needs for this market, which is still growing in Brazil, and since the economic stabilization has become one of the models of national advertising.
Keywords: Communication. Low income. Advertising.
Introdução
O Brasil, mesmo em épocas de desordem financeira, sempre apresentou altos índices de consumo, em todas as faixas de renda. Naturalmente, as classes A e B ganhavam os holofotes no mercado de consumo, sendo reverenciados pelos anunciantes e agências de propaganda, por seu poder de compra. Empresas, produtos, estratégias, estudos, pesquisas, serviços e ações eram voltadas especificamente para estes mercados, com raríssimas exceções. Mesmo sem constituir a grande massa populacional, ainda assim representava uma fatia de mercado impressionante e com um pontecial robusto à medida que novos produtos surgiam.
Após a estabilização financeira, que iniciou-se no fim do século passado, com uma política de abertura a concorrentes internacionais, uma moeda forte, controle da inflação, e acesso ao crédito, constituiu-se um novo mercado consumidor, com novos anseios, características e comportamento completamente diferentes dos explorados até então.
1
Artigo realizado para Pós-graduação lato sensu Gestão Estratégica