O Conselho Dos Mpios
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/o -co nselho -do s-impio s/teo lo gia
O conselho dos ímpios
digg
O que é necessário para que os homens deixem de ‘andar segundo o conselho dos ímpios’, ou de
‘se deter no caminho dos pecadores’ e ‘se assentar na roda dos escarnecedores’? Somente o novo nascimento é o que torna o homem bem-aventurado e sem qualquer vinculo com o conselho, o caminho e a roda dos escarnecedores ( Sl 1:1 ). Não é necessário aos cristãos deixarem de conviver com os ímpios para serem bem-aventurado.
Para os escribas, f ariseus e saduceus havia uma grande discrepância entre as Escrituras (o Antigo
Testamento) e o comportamento de Jesus.
Certa f eita, após convidar Mateus para segui-lo em seu ministério, Jesus assentou-se para comer, e vieram muitos publicanos e pecadores e assentaram-se com Ele e com os seus discípulos.
Os f ariseus vendo que Jesus havia se assentado com os pecadores para comer, passaram a indagar: “Por que come o vosso mestre com os publicanos e pecadores?” ( Mt 9:10 -11).
Em outra ocasião uma grande multidão veio a Jesus para ouvi-lo, e os f ariseus teceram um comentário semelhante: “Este recebe pecadores e come com eles” ( Lc 15:2 ).
Quando Jesus resolveu ser hospede de Z aqueu, o chef e dos publicanos f icou preocupado com o que os f ariseus e os escribas estavam dizendo. A preocupação f oi tamanha que ele propôs dar metade de seus bens aos pobres “E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador” ( Lc 19:7 ).
Os f ariseus e escribas estavam intrigados com o comportamento de Jesus. Para eles, um judeu deveria ao menos conhecer o que diz os salmos e a lei, e muito mais alguém que se propôs ensinar o povo. Como seria possível Jesus se assentar e comer com os pecadores (gentios) e ainda exercer o of ício de mestre?
Para os religiosos judeus era inadmissível a ‘miscigenação’ cultural entre judeus e outros povos. Eles não admitiam a mistura do que