O conhecimento
Pedagogia 1º Termo A Texto: O Conhecimento
Diante dos caos - que não significa vazio, mas desordem – procuramos estabelecer semelhanças, diferenças, contigüidades, sucessão no tempo, causalidades, que possibilitem “pôr ordem no caos”. Mesmo porque só assim será possível ao homem também agir sobre o mundo e tentar transformá-lo.
O conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. A apropriação intelectual do objeto supõe que haja regularidade nos acontecimentos do mundo; caso contrário, a consciência congnoscente nunca poderia superar caos.
Por exemplo, Kant diz: ”Se o cinábrio(minério de mercúrio)fosse ora vermelho,ora preto,ora leve,ora pesado(...),minha imaginação empírica nunca teria ocasião de receber no pensamento,com a representação da dor vermelha ,o cinábrio pesado”.
O conhecimento pode designar o ato de conhecer,enquanto relação que se estabelece entre a consciência que conhece e o mundo conhecido. Mas o conhecimento também se refere ao produto,ao resultado do conteúdo desse ato,ou seja,o saber adquirido e acumulado pelo homem.
Na verdade, ninguém inicia o ato de conhecer de uma forma virgem, pois esse ato é simultâneo á transmissão pela educação dos conhecimentos acumulado em uma determinada cultura. No decorrer dos tempos, a razão humana adquire formas diferentes, dependendo da maneira pela qual o homem entra em contato com o mundo que o cerca. A razão é histórica e vai sendo tecida na trama da existência humana. Então, a capacidade que o homem tem, em determinado momento, de discernir as diferenças e as semelhanças,e de definir as propriedades dos objetos que o rodeiam,estabelece o tipo de racionalidade possível naquela circunstância.
Não é sempre que estamos refletindo sobre o mundo(ainda bem!) e a abordagem que dele fazemos se encontra primeiro no nível da intuição,da experiência vivida.
Se de inicio o homem precisa