O conhecimento e a experiência educativa segundo John Dewey
Professora: Fátima Casanova
Silvia Cristina Reis Lima
Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem:
O conhecimento e a experiência educativa segundo John Dewey
Recife, 2007
Sílvia Cristina Reis Lima
O Conhecimento e a experiência educativa segundo John Dewey
Artigo apresentado a professora Fátima Casanova da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem do curso de Gestão Escolar.
FADEPE
Recife - 2007
RESUMO
Este artigo vem mostrar em uma breve definição o que é conhecimento, como é visto e em que se configura. Quaisquer que sejam as modalidades que o conhecimento assuma, sua finalidade intríseca em todas elas é produzir sentido para nossa existência histórica. Tendo como principal objeto de conhecimento a “experiência educativa” o presente trabalho define educação como o processo de reconstrução e reorganização da experiência. Salienta por onde perpassa o processo educativo, sua finalidade e sua participação no meio social. Neste, também busco fazer a relação entre as possibilidades de construção da aprendizagem e o papel do gestor educacional nesse processo.
Palavras-chaves: Conhecimento, experiência, educação.
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida” Dewey.
INTRODUÇÃO
“Conhecimento é a relação de índole entre um sujeito e um objeto, que consiste em uma espécie de penetração mútua em ambos. O conhecimento é visto como um processo, originário da vivencia da subjetividade, de construção dos objetos de nossa experiência do real, que não precisa buscar fundamentos fora de seu próprio exercício.” O conhecimento se configura em linhas gerais, como o esforço do espírito humano para compreender a realidade. Esta compreensão, se