O conhecimento do ser humano
Conhecimento é nossa atividade é construir uma vida, por isso, que podemos pensar no conhecimento e a partir dele podemos produzir uma reflexão que nos ofereça mais fundamentos para nossas práticas pedagógicas é necessário caminhar por algumas analises sobre a própria presença do ser humano na realidade e,dentro dela,o lugar do conhecimento em suas múltiplas dimensões.
Ser humano significa ser bondoso ser generoso tem sua própria inteligência ,o homem é um animal racional.Em (1888-1935) Fernando Pessoa elaborou uma definição um pouco mórbia,mas tecnicamente bem precisa: O homem é um cadáver adiado!
A palavra animal embora resistamos a isso compartilha raiz com alma derivadas do latim e por sua vez conceito (anima) encontra seu correlato no grego arcaico pneúna (ar,respiração,espírito).antecede da idéia de psykhé (respiração de vida e alma). Essa ligação alma e ar é bastante recorrente desde a Antigüidade; por exemplo: O conhecido texto hebraico sobre a criação do homem diz: O Senhor Deus formou o homem do pó do solo, e insuflou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se alma vivente. O homem é a única criatura que se recusa a ser o que ela é.
Vivemos em um planeta que oferece condições de vida muito especializada;um animal como nós não teria chance nas regiões polares, nas desérticas, nas florestas equatoriais ou nos oceanos.Presumindo que fossemos um animal que nada construísse, e só vivesse daquilo que nosso equipamento natural,o corpo,nos permite, seriamos em numero pequeno em poucos locais de terra. No ponto de vista da nossa conexão com o meio ambiente, não somos especializados em nada! Nossa estrutura orgânica é débil, em relação a outra espécies, e nos habilita para poucos das vantagens naturais na luta pela manutenção da vida. Só o animal humano é capaz de ação transformadora consciente capaz de agir intencionalmente e não apenas instintivamente ou por reflexo condicionado em busca de uma mudança mo ambiente que