O conflito entre fé e razao
1-Nossa idéia da verdade foi construída ao longo do século,com base em três concepções diferentes,vindas da língua grega,da latina e da hebraica.
Alétheia vem do grego e significa o não esquecido,como diz no mito de Platão falar a verdade como o que é lembrado.
Verditas vem do latim e se refere à precisão ao rigor de exatidão de um relato,do que realmente aconteceu.
Emunah vem do hebraico e significa confiança.”agora são as pessoas e é Deus quem são verdadeiros,um Deus verdadeiro ou um amigo verdadeiro são aqueles que cumprem o que prometem,são fiéis à palavra dada ou a um pacto feito,enfim,não traem a confiança.
2-A verdade é uma automanifestação da realidade ou a manifestação dos seres à visão intelectual dos humanos.
3- A verdade é uma crença fundada na esperança e na confiança em uma promessa ,estando referida ao futuro,ao que será ou virá.Sua forma mais elevada é a revelação divina e sua expressão mais perfeita a profecia.
4-Conhecer é ver e dizer a verdade que está na própria realidade e ,portanto,a verdade depende de que a realidade se manifeste,enquanto a falsidade depende de que ela se esconda ou se dissimule em aparências.
Verdade e Falsidade
1 -Os filósofos gregos perguntam:como o erro,o falso e a mentira são possíveis?como podemos pensar naquilo que não é,não existe,não tem realidade,se o erro,o falso e a mentira só podem referir-se ao que não é ,ao não-ser?
2-O erro, o falso e a mentira se referem á aparência superficial e ilusória das coisas ou dos seres e surgem quando não conseguimos alcançar a essência da realidade
3-O erro,o falso e a mentira surgem quando dizemos de algum ser aquilo que ele não é,quando lhe atribuímos qualidades ou propriedades que ele não possui ou quando lhe negamos qualidades ou propriedades que ele possui.
Resumo Trabalho
Este capítulo tem como tema a verdade e a falsidade, o mesmo tem como objetivo refletir e saber o que é a verdade em diferentes concepções,