o concilio de efeso proclamou
1. Maria foi a mãe de Jesus homem (e ela daráà luz um filho: e lhe chamarás pornome JESUS: porque ele salvará o seu povopecados deles - Mt 1.21/Versão Pe.Figueiredo), o Jesus Deus é eterno, e jáexistia muito antes de Maria e da própriacriação do mundo (No princípio era oVerbo, e o Verbo estava com Deus, e oVerbo era Deus - Jo 1.1/Bíblia deJerusalém).
2. “Maria foi redimida desde aconcepção. É isso que confessa odogma da ImaculadaConceição, proclamado em 1854pelo papa Pio IX: ‘A beatíssimaVirgem Maria, ... , foipreservada imune de todamancha do pecado original.’ .” Catecismo da Igreja Católica
3. E não há distinção: todos pecaram eestão privados da glória de Deus -Rm 3.23/Versão Pe. Ivo Storniolo;Rm 5.12) A doutrina da Imaculada Conceição contraria as próprias palavras de Maria que chamou Deus de seu “Salvador” (Lc 1.46,47), admitindo humildemente, que era pecadora.
4. “O aprofundamento de sua fé namaternidade virginal levou a Igreja aconfessar a virgindade real eperpétua de Maria, mesmo no partodo Filho de Deus feito homem.” Catecismo da Igreja Católica
5. O primeiro texto a ser considerado –Mt 1.25 – nos informa que José, emrelação a Maria, não a conheceu até odia em que ela deu à luz um filho(Bíblia de Jerusalém). O mesmoversículo, também na tradução do Pe.Matos Soares, chama Jesus deprimogênito de Maria (Lc 2.7também).
6. No Novo Testamento já há uma distinção entreparente próximo e irmão (Também Isabel, tuaparenta (...). (Lc 1.36,61/BJ)“Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, oirmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão?Não vivem aqui também suas irmãs?” (Mc6.3/Bíblia Ave-Maria).“Estando ele ainda a falar ao povo, eis que suamãe e seus irmãos se achavam fora, desejandofalar-lhe”. (Mt 12.46/Versão Pe. Matos Soares)
7. “A bem-aventurada VirgemMaria é invocada na Igreja sobos títulos