O conceito de R verie
Ao desenrolar desta atividade, optamos por adentrar alguns conceitos de Bion, para que melhor possamos compreender sua teoria. Primeiramente o conceito de psicótico na visão da psicanalise, onde estão focados os conceitos de personalidade, após adentrarmos estes conceitos, passamos a dar continuidade as funções alfas e betas. A partir destas explicações, passamos a abordar diretamente a função de rêverie, dando continuidade ao desenvolvimento desta atividade com o caso de João.
Antes de adentrarmos os conceitos de Wilfred Bion, optamos por adentrar com o estudo de algumas peças chaves de seus conceitos, para que possamos compreender e proceder com o desenvolvimento desta atividade.
Primeiro conceito seria a personalidade psicótica, segundo o autor deste pensamento, diz que toda personalidade contém uma parte psicótica, variando de acordo com o indivíduo e se interliga com a parte não psicótica. Essa parte psicótica presente em cada um dos seres humanos, se manifesta com certos traços; intolerância à frustação; violência das pulsões destruidoras e a luta ativa conduzida por estas contra a realidade; medo do aniquilamento e a prevalência dos mecanismos de defesa.
Função Alfa, possui a função de ligação simbólica das impressões sensoriais e de sentimentos emocionais muito primitivos. Notamos que ao desenvolver de seu trabalho, esse conceito começa a desenvolver com relações entre mãe e bebê, esse cuidador reconhece e acolhe a si as sensações violentas do filho.
Elemento Beta, se a função alfa for fraca, as impressões sensoriais e emocionais não podem ser transformadas em elementos alfas e tornam-se elementos não integrados. A acumulação de elementos beta possui características da personalidade psicótica, provocando uma não diferenciação entre consciente e inconsciente, por consequência, a incapacidade para estabelecer relações simbólicas, o que está na origem de perturbação mental.
O conceito de Rêverie, é o método ou capacidade da mãe