“O conceito de política” norberto bobbio
Norberto Bobbio
Resenha
O texto de Norberto Bobbio tem como seu principal objetivo definir o conceito de política, comparando-o com os conceitos clássicos de outros autores. Bobbio demonstra os contrastes provocados por essas diferentes definições de uma mesma palavra, como pode ser observado claramente nos subitens O político e o social e A política como relação amigo-inimigo. A obra também busca definir as diferentes formas de poder e qual sua forma de atuação: poder ideológico, poder econômico e poder político. O que mais chama a atenção é a definição extremamente redutor e específico que se faz à respeito do poder político; considera-se da categoria política apenas a atividade que tenha ligação direta ou indireta com o poder coativo, ou seja, o uso da força e o domínio das armas. Concordo com o autor no que ele diz a respeito de política, entretanto tenho uma opinião divergente da explícita no texto no que se trata da relação entre política e social. Acredito que haja uma relação mais direta entre esses dois aspectos, especialmente porque na vida prática existe uma ligação muito forte entre as três formas de poder sugeridas pelo autor, fato que não é explorado no texto e que traz conseqüências diretas na relação política e social.
3. “Estado dentro do Estado”
O sentido da expressão “Estado dentro do Estado” é de que existem grupos sociais, dentro de uma sociedade maior comandada por um Governo que buscam realizar as atividades que seriam, teoricamente, de responsabilidade do Estado legal e acabam também, conseqüentemente, adquirindo uma parcela do poder político.
Fontes: http://www.provedor.nuca.ie.ufrj.br/eletrobras/artigos/araujo4.htm http://www.webartigos.com/articles/18226/1/um-estado-dentro-do-estado/pagina1.html
4. Questões
4.1.