O conceito de política envolvendo poder, governo e soberania comparando com a crise que está acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia, a U. Europeia e os EUA.
Nota-se que a imprensa está divulgando, de forma reiterada, os últimos acontecimentos que envolvem o impasse entre a Rússia, Ucrânia, União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América (EUA).
Ao considerar os conceitos de política descritos no primeiro parágrafo, no que se refere à crise da Ucrânia, pode-se asseverar que o governante perdeu a legitimidade do poder a ele concedido pelo povo e com isso teve que recuar.
Por outro lado o Parlamento regional da Crimeia aprovou uma moção em que pede à Federação Russa que a região passe a fazer parte do país. Sobre esse ponto, ressalta-se que naquela região, a maior parte da população tem origem russa. A Criméia deseja se juntar à Rússia porque entende que tem soberania sobre seu território. Entretanto, os EUA discordam e tentam impedir as ingerências da Rússia sobre a região.
Pode-se dizer que o povo deseja segurança, paz e prosperidade, enquanto os governantes locais regionais e mundiais lutam para alcançar maior poderio com a lacuna deixada pela instabilidade política na região.
Os acontecimentos descritos permitem-nos testemunhar mais uma vez o que já aconteceu reiteradas vezes no mundo. Trata-se da disputa pelo poder, do governo querendo se impor ou estabelecer e de uma nação com ardente desejo de impor a soberania de seu território. Apenas o tempo poderá nos levar a concluir qual o melhor resultado para a nação daquela região que já vivenciou diversas crises políticas e que mais uma vez possui esse grande desafio histórico para sua vida política.