O conceito de paragrafo
O parágrafo, segundo Zilberknop (1995) é uma unidade redacional que serve para dividir o texto (que é um todo) em partes menores, tendo em vista os diversos enfoques. Quando se muda de parágrafo não se muda de assunto. O assunto, a rigor, deve ser o mesmo, do princípio ao fim da redação. A abordagem, porém, pode mudar. (.) A cada novo enfoque, acada nova abordagem, haverá novo parágrafo.
Ainda, segundo Pacheco (1988) "A noção de parágrafo está ligada à noção de idéia central. Cada parágrafo deve desenvolver-se em torno de uma idéia, deve ter uma certa unidade.”
Numa produção textual cada parágrafo deve ser uma unidade central desenvolvida, acompanhada por outras, secundárias, às quais se relaciona pelo sentido.
Todo parágrafo deve ser coeso, isto é, deve-se perceber nele uma idéia central – seu tópico frasal.
Tópico frasal é a idéia central do parágrafo exposta num período, também conhecido como período tópico ou frase síntese. O tópico frasal determina o prosseguimento do parágrafo gerando períodos secundários ou periféricos.
O tópico frasal é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou apresentar um raciocínio completo. Assim, o tópico frasal é enunciação que pressupõe desdobramento ou explicação.
Observe no trecho do texto abaixo “A arte dos elogios”:
A baixa auto-estima é vista hoje, como uma espécie de carência de vitaminas emocionais para crianças e adultos. Preocupados com o desenvolvimento dos seus filhos e com suas conquistas, alguns pais exageram na hora dos elogios. Criança viciada em elogios se toma problema na escola. Ela sempre ficará na dependência da aprovação verbal dos professores. Adulada em excesso e sem motivo, a criança cresce esperando o mesmo de todas as pessoas.
Um tópico frasal só será claro caso não permita dupla interpretação, ou seja, não seja obscuro, pois o leitor não