O CONCEITO DE DEMOCRACIA E SEU REFLEXO NA ATUAÇÃO NACIONAL
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
NUCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: ELABORAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
FERNANDA ARAGÃO FERNANDES
1422354
O CONCEITO DE DEMOCRACIA E SEU REFLEXO NA ATUAÇÃO NACIONAL
FORTALEZA – CEARÁ
NOVEMBRO, 2014
FERNANDA ARAGÃO FERNANDES
O CONCEITO DE DEMOCRACIA E SEU REFLEXO NA ATUAÇÃO NACIONAL
Projeto de Pesquisa apresentado como exigência da disciplina Elaboração do Trabalho Científico, sob a orientação da professora Lucíola Caminha.
FORTALEZA – CEARÁ
NOVEMBRO, 2014
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
A democracia é um sistema político onde os cidadãos em um Estado comum têm a liberdade de atuação e soberania, mesmo que direta ou indiretamente, nas decisões mediante importância nacional. Eles exercem esse poder de escolha através do sufrágio, o qual é uma espécie de direito e função que o corpo eletivo do país possui nas determinações majoritárias de seu país.
Durante um longo período de tempo, a democracia foi tida como a forma ideal de governo devido ao sua descendência teórica que proclama o povo como titular e soberano de sua pátria. A partir disso, aspectos do que deveria ser a democracia foram levantados e impostos apenas na teoria, enquanto suas práticas foram adquirindo novas reformulações para que seu exercício fosse possível tornar-se concreto.
Os princípios comuns democratas de igualdade e liberdade tornaram-se mais dispersos à medida que um corpo decisório passou a implantar medidas que distanciassem o povo de seu compromisso com o Estado, a democracia passou a ser semidemocracia, o povo deixou de ser quem decide e passam a escolher quem decidirá por ele, essas ações afastaram os ideais teóricos de um governo publico para retraí-los a uma minoria de poderes de estado que se manifestam á frente de seus representados.
Através desses aspectos de introdução, o intuito do projeto de