O composto de marketing e suas estratégias
O composto de Marketing é um dos principais conceitos do Marketing moderno e foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960). Trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing, podendo ser definido como um grupo de variáveis que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.
Para COBRA, (1992:41), "a interação de uma organização com seus meios ambientes internos e externos se realiza através do composto de Marketing"
Com o interesse para desenvolver uma Estratégia Mercadológica, o Composto de Marketing, surgiu da necessidade de estudar e mostrar a importância dos 4 Ps (Produto, Preço, Promoção e Praça) para os empreendedores e detalhar o conceito e as estratégias contemporâneas utilizadas pelas principais organizações em todo o mundo globalizado, onde a dinâmica do mercado exige transformações rápidas.
Os 4 P’s são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente.
Produto: Cliente: Produto é o produto físico ou serviço oferecido aos consumidores. No caso de produto físico, também se refere aos serviços e conveniências que fazem parte da oferta. Nesta análise, aspectos como função, aparência, design, embalagem, serviço, garantia, entre outros, são objetos de estudo. Ainda dentro deste ponto, é desenvolvida a análise em profundidade dos níveis de produto, como por exemplo o núcleo do produto – produto básico – (benefícios), o produto em si – o produto real – (qualidade, cor, marca, estilo, etc.) e o produto aumentado – produto ampliado – (garantia, entrega, serviços, instalação, financeiro, pós-venda, etc.).
Também é estudado o ciclo de vida do produto: introdução, crescimento, maturidade, declínio e retirada do mercado.
Outra perspectiva e de estudo conjunto é a análise do ciclo de vida do