O comportamento dos alunos em sala de aula
O Comportamento dos alunos em sala de aula
NOME: Renata Garofalo Marques
NOME: Roberta Coelho Cabral
TURMA: SPMCB51237
DE: Bragança Paulista
INSTRUTORA: Marivone
O comportamento dos alunos em sala de aula
Os alunos voam pelos corredores, conversam em sala, brigam no recreio, insistem em usar bonés e em trazerem para a sala materiais que não são os de estudo. A paciência dos professores está por um fio. Cansados e confusos, eles se sentem com os braços atados e a autoridade abalada. Não suportam mais as cenas que vêm e não sabem o que fazer .Querem mudanças no comportamento dos alunos!
As mudanças devem começar através dos pais,dos professores e da escola.É preciso rever a ideia do que é indisciplina,e quais são os seus motivos. O comportamento inadequado do aluno não pode ser visto como uma causa da dificuldade para lecionar. Na verdade, ele é resultado da falta de adequação no processo de ensino.
Para avançar nessa reflexão, é preciso entender que a indisciplina é a transgressão de dois tipos de regra.
O primeiro são as morais, construídas socialmente com base em princípios que visam o bem comum, ou seja, em princípios éticos. Por exemplo, não xingar e não bater. Sobre essas, não há discussão: elas valem para todas as escolas e em qualquer situação.
O segundo tipo são as chamadas convencionais, definidas por um grupo com objetivos específicos. Aqui entram as que tratam do uso do celular e da conversa em sala de aula, por exemplo. Nesse caso, a questão não pode ser fechada. Ela necessariamente varia de escola para escola ou ainda dentro de uma mesma instituição, conforme o momento. Afinal, o diálogo durante a aula pode não ser considerado indisciplina se ele se referir ao conteúdo tratado no momento, certo?
Ficar irritado, gritar e castigar os que não se comportam como o professor quer - atitudes autoritárias e retrógradas - não adianta nada. Quando se tenta impor disciplina, a submissão e a revolta