O comportamento do consumidor
- O consumidor é toda entidade compradora potencial que tem uma necessidade ou um desejo a satisfazer.
- Essas necessidades e esses desejos podem variar dentro de um amplo leque, que vai desde fome, sede até amor, status ou realização espiritual.
- As motivações de compra têm estímulos muito subjetivos e pessoais, fazendo surgir até mesmo uma relação de afeto com o produto ou com o serviço consumidor.
- Influências dos consumidores: aspectos sociais, demográficos, culturais, psicológicos e situacionais até importantes estímulos de marketing( produto, preço, praça e promoção) afetam e impulsionam as atitudes e as ações dos indivíduos em suas decisões de consumo.
Aprendizagem por observação:
- A atenção do consumidor deve ser direcionada para o modelo apropriado, o qual, por razões de atração, competência, status ou semelhança é desejável imitar.
- O consumidor deve lembrar o que é dito ou feito pelo modelo.
- O consumidor deve converter essa informação em ações.
- O consumidor deve ser motivado a desempenhar essas ações.
Aprendizagem cognitiva:
- O profissional de Marketing pode mostrar o que acontece a modelos desejáveis que usam ou não seus produtos, sabendo que os consumidores quase sempre serão motivados a imitar essas ações em um momento futuro.
- As avaliações dos modelos feitas pelos consumidores vai além das simples conexões estímulo – resposta.
- Em geral o grau até onde o modelo será imitado depende de sua capacidade de atração social.
- O processo de motivação humana; necessidades não satisfeitas impulsionam o comportamento para aliviar a tensão.
- Teoria das necessidades de Maslow: Fisiológicas, De segurança, Sociais (de amor e de participação), De estima, De auto realização.
- O estado psicológico, é fator predominante da percepção:Motivos, Emoções, Expectativas, Maturidade x Experiência (Interpretações sobre a mesma coisa, varia de pessoa para pessoa)
- Distorção da percepção: O profissional de