O Complexo Paramagnético 1
2014
O Complexo paramagnético: Mn(acac)3
Laís Lopes de Jesus
Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco.
Professor Eduardo Falcão
Neste experimento foi realizado a síntese de um complexo de Manganês (III), Mn(acac)3, para estudar as propriedades magnéticas do mesmo, através da analise no RMN e no VSM, foi constatado que a amostra é paramagnética e que o rendimento da reação foi de 84%.
In this experiment the synthesis of a complex of manganese (III), Mn (acac) 3, to study the magnetic properties of the same, by the NMR analysis and VSM was carried out it was found that the sample is paramagnetic and the yield of reaction was 84%.
INTRODUÇÃO
O complexo de Mn(acac)3 (Figura 01) é um complexo hexacoordenado, onde o íon manganês nesse complexo é o Mn3+ que tem 4 elétrons desemparelhado, sendo assim um complexo paramagnético. Figura 01: Estrutura do Mn(acac)3.[4]
Para fazer o estudo dessas propriedades magnéticas foi necessário saber sobre dois tipos de medida, Espectros de RMN pelo método de Evans, e Medida da magnetização pelo VSM. Pelo método de Evans é possível encontrar a medida da susceptibilidade magnética de uma amostra, pela análise no espectro de RMN de uma solução do composto que se quer analisar diluída no solvente, e através das frequências encontradas é possível encontrar a susceptibilidade (XM) pela seguinte formula:
XM = (477)∆v/ QvIC (Equação 01)
Onde ∆v é a diferença entre a frequência do soluto e do solvente em Hertz; vI é frequência do
RMN; C é a concentração do soluto no solvente e Q é depende do tipo de magneto usado, que nesse caso é igual a 2, pois é utilizado um magneto supercondutor.
A medida da magnetização é dada pela razão do campo aplicado e da massa do composto usado e pode ser quantificado pelo Magnetometro VSM (Vibrating Sample Magnetometer ou
1
Química Inorgânica Experimental - Experimento 5
2014
em português Magnetometria da Amostra Vibrante), é um