O combustível do conhecimento.
O que nos faz acreditar em algo ou na idéia de alguém quando a nós apresentada ou relatada é a duvida, quando as idéias não são apresentadas com métodos científicos a duvida se torna ainda maior, o conhecimento empírico nos acompanha em nosso dia a dia e nos instiga a refletir sobre o incerto, como a religião, a religião é um conhecimento empírico, onde a escrituras bíblicas podem ser escritas de diversas maneiras, dependendo apenas da visão de quem olha, assim como nas histórias, onde a narração nos conta a observação do narrador e a nossa imaginação trata de interpretar o restante, com isso as duvidas são muitas, porem nem todas podem ser cessadas, nem todas as dúvidas podem ser esclarecidas.
Porem é através das nossas duvidas que procuramos o conhecimento, a melhor resposta, e a certeza de uma resposta, assim o conhecimento cientifico é aquele onde através de uma duvida foi gerado uma hipótese e através dessa hipótese, testes e por fim uma solução, onde essa solução é concreta independente de quem olha. Ex: 2+2= 4.
Assim para buscar a fundamentação e a verdade sobre as coisas, é necessário no inicio duvidar, sempre questionar o porquê, sempre levantar a hipótese de uma possível falsidade e através dessa duvida gerada, pesquisar e comprovar a certeza concreta.
Muitas vezes as coisas que me pareceram verdadeiras quando comecei a concebê-las tornaram-se falsas quando quis colocá-las sobre o papel.
René Descartes
Conclui-se assim que não existe conhecimento sem dúvida, a dúvida é o combustível que alimenta e renova todos os dias a vontade de aprender, o desejo de adquirir o conhecimento deve ser contínuo e permanente, pois a vida sem o conhecimento é uma vida vazia, e a duvida responsável pelo inicio desse processo de conhecimento