O COCEITO HISTORICO E FILOSOFICO
4061 palavras
17 páginas
O CONCEITO HISTÓRICO E FILSÓFICO NA FORMAÇÃO DA ANTROPOLOGIA.A Pré-História da Antropologia
A descoberta das diferenças pelos viajantes do século XVI e a dupla resposta ideológica dada daquela época até nossos dias. “A gênese da reflexão antropológica é contemporânea à descoberta do Novo Mundo. O renascimento explora espaços até então desconhecidos e começa a elaborar discursos sobre os habitantes que povoam aqueles espaços.”a) Uma “pré-história” da Antropologia: os séculos XVI e XVII :- As grandes navegações e a dupla resposta à diferença: as figuras do “bom selvagem” e do “mau civilizado” ou do “mau selvagem” e do “bom civilizado”.
- um curiosidade mais cosmográfica do que etnográfica, ou seja, havia maior interesse na natureza do que na humanidade (fauna, flora, a terra e seus recursos para exploração e, no máximo, uma curiosidade pelo homem físico, sua aparência e comportamento diferenciado do europeu).
A antropologia em seu período inicial procurava questionar coisas como: teria o homem selvagem uma alma? Por exemplo, quem questionava os índios serem civilizados, os antropólogos realizavam debates. Alguns à favor dos índios, comentando sua ordem política ser até melhor do que a de algumas sociedades, e outros à favor da servidão dos índios, que eram estranhas aos costumes pacíficos e da vida civil.
É na Europa que se começa (desde o século XVI) a busca pelo “outro”, pelo desconhecido e é também na Europa, depois de não haver mais locais inexplorados, que se começa a esboçar a disciplina da antropologia como um saber científico. Os primeiros antropólogos escolhem como objeto de estudo as sociedades exteriores às europeia e norte-americana – as chamadas “sociedades primitivas” e “longínquas” porque:
1) são de dimensões restritas;
2) tiveram poucos contactos com outras sociedades, logo, estão no seu estado mais “selvagem”;
3) são pouco desenvolvidas tecnologicamente e
4) são pouco desenvolvidas no que toca à estruturação e actividades sociais.Ou