o clube dos 5
O Moguchaya Kuchka (em russo Могучая Кучка, que traduzido significa "poderoso monte") foi o nome com que ficou conhecido a partir de 1867, devido ao crítico musical Vladimir Stasov, um grupo bastante diverso de compositores russos nacionalistas liderados por Mily Balakirev, que procurava a produção de música especificamente russa.
Os outros membros eram Aleksandr Borodin, César Cui, Modest Mussorgsky e Nikolai Rimsky-Korsakov.
Antes do Grupo dos Cinco Mikhail Glinka tinha dado os primeiros passos no sentido de produzir música académica russa diferente, escrevendo óperas acerca de temas russos. Os Cinco representaram no entanto a primeira tentativa de concentrar o desenvolvimento de música com essas características.
O Grupo dos Cinco influenciou muitos dos grandes compositores russos que lhe sucederam, como Sergei Prokofiev, Igor Stravinsky e Dmitri Shostakovich.
O nome do Grupo dos Seis (grupo de compositores franceses), deriva do Grupo dos Cinco.
O Grupo dos Cinco da Arte Moderna Brasileira foi composto pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia e pelas pintoras Tarsila do Amaral e Anita Mafalti . Este grupo acompanhado por várias participações artísticas idealizou e liderou o movimento e as ideias da Semana de Arte Moderna que tomou a frente do movimento modernista no Brasil.
O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco desta Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira.
É considerado um