o clima e seus efeitos nos seres vivos
As condições climáticas e meteorológicas da Terra moldam o crescimento e a reprodução de todos os seres vivos. Pequenas mudanças de temperatura ou das condições atmosféricas podem afetar diretamente a produção de alimentos, a criação e migração comportamental de plantas e animais.
Os mamíferos do Alasca
Urso polar
Com as mudanças climáticas, os animais das regiões polares do Alasca podem ter dificuldades de adaptação; leões marinhos e ursos polares dependem de pedaços enormes de gelo em flutuação para a caça e a criação dos filhotes. O aumento das temperaturas está corroendo as camadas de gelo.
Aves
Aves construindo ninhos
As aves têm padrões migratórios e de reprodução bem específicos; as mudanças climáticas tendem a alterar o comportamento de algumas espécies como, por exemplo, a construção dos ninhos no início da primavera.
Peixes
Lúcio do Norte
As mudanças climáticas também aumentaram a temperatura das águas dos rios e mares, diminuindo sua qualidade e com isto muitas espécies de peixes como a truta e o Lúcio do norte (peixe nativo da América do Norte, Europa Ocidental e Sibéria) estão perdendo seu espaço, prejudicando assim sua sobrevivência.
Florestas
rio cruzando a floresta
A edição de agosto do "Science Daily", afirma que o aquecimento global pode causar o crescimento excessivo de árvores e plantas, que, por sua vez, pode proporcionar muita sombra aos corpos de água mais próximos tais como os oceanos, mares e lagos, inibindo a sua produtividade.
Extinção
Quando existe uma mudança radical do clima alterando totalmente o seu habitat, algumas espécies de animais vão se extinguir por falta de adaptação ou até por não encontrarem um novo habitat para a sua sobrevivência.