o classicismo
-Nicolas Antoine Taunay nasceu em 10 de fevereiro de 1755, em Paris, França. Filho de um pintor de porcelanas, Taunay era descendente de uma família de artistas.
Em 1820, Taunay tornou-se professor de pintura de paisagem da Academia brasileira, e no ano seguinte, revoltado com a nomeação do pintor português Henrique José da Silva para a direção da Escola, retornou à França.
Nicolas Antoine Taunay morreu em Paris, no ano de 1830.
-Jean-Baptiste Debret nasceu em Paris, no dia 18 de abril de 1768. Primo de Jacques-Louis David, foi aluno da Escola de Belas Artes de Paris. A partir de 1805, Debret iniciou uma série de pinturas tendo como tema a vida de Napoleão Bonaparte.
Bastante versátil, Debret realizava tanto pinturas históricas, que têm como objetivo criar uma identidade visual para a jovem nação brasileira, como retratos e paisagens locais. Viajava pelo Brasil, visitando diversas cidades e registrando os seus costumes.
Deixou o Brasil em 1831, alegando problemas de saúde. Debret faleceu no dia 28 de junho de 1848, em Paris.
-Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny (Paris, 15 de julho de 1776 — Rio de Janeiro, 2 de março de 1850) foi um arquiteto francês de muita importância no desenvolvimento da arquitetura no Brasil. Foi membro da chamada Missão Artística Francesa que chegou ao Rio de janeiro em 1816. 1816
Missão Artística Francesa chegou ao Rio de Janeiro em 26 de março de 1816. D. João VI criou então a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, na qual os franceses teriam de formar uma nova geração de artistas e realizar projetos dentro dos cânones do estilo neoclássico, o mais moderno do seu tempo.