O Circo é uma expressão Artística
RELATÓRIO SOBRE O SEGMENTO CIRCO
EMPRESA: TIM TELECOMUNICAÇÕES
ALEXANDRE BISPO
ANA CAROLINE
HUGO ZANARDI
LÍGIA ROCHA
SÃO PAULO 2014
1.HISTÓRICO DO CIRCO
O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores. Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros). Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentações. Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação).
O circo no Brasil surgiu nos rumores do século XVII, com os saltimbancos (ginastas, acrobatas, etc.; que se exibiam nas feiras e festas). Já no final do século XVIII surge o circo propriamente dito, com sua forma improvisada, que fora crescendo devido às visitas e, às vezes pela permanência de companhias estrangeiras que contribuíam para estimular e fortalecer o circo brasileiro. Os circos brasileiros eram formados por famílias numerosas, assim, sempre havia uma continuidade, formando várias gerações de artistas.
Todos os membros da família eram envolvidos na organização do espetáculo, e desenvolvia-se permanentemente neste espaço uma relação de ensino - aprendizado, num processo de formação que não objetivava a especialização em um número qualquer, mas uma totalidade, desde o montador e desmontador da lona, até as prezas dos números artísticos.
Mais que em qualquer profissão, a do artista circense é uma atividade eminentemente familiar, onde as