O Cinema e a transcedência do orgânico ao artificial
Adriele Pereira Bezerra; Guilherme Alves Barbosa¹
RESUMO
A ascensão da ciência moderna possibilitou o surgimento da ficção científica na condição de gênero cinematográfico. A ficção, por sua vez, trata principalmente do impacto que a ciência, tanto a verdadeira quanto a fantasiada exerce sobre o ser humano enquanto indivíduo e sobre as suas relações sociais. Sendo assim, o presente artigo objetiva analisar e questionar a influência que a tecnologia exerce sobre a sociedade. Torna-se imprescindível, então, obter um aparato teórico a cerca das correntes de pensamento vinculadas à tecnologia para enfim, estabelecer uma relação com algumas produções cinematográficas que se destacam neste gênero. A narrativa de tais produções se empenha na tentativa de prever o futuro e atribui à relação homem-máquina o papel de protagonista desta discussão. A partir disso, são submetidas à análise questões intrínsecas a influência da tecnologia e a possibilidade de substituição das funções humanas.
Palavras-chaves: Tecnologia; Somatismo e Gnosticismo Tecnológico; Cinema.
Introdução
A tecnologia se configura como um conjunto de técnicas vinculadas ao conhecimento adquirido a fim de facilitar determinada atividade, solucionar um problema e/ou aperfeiçoar a execução de uma tarefa específica. A tecnologia como conhecemos hoje se estabeleceu através do desenvolvimento da informática e dos sistemas de comunicação.
___________________________
¹ UFRJ. Escola de Comunicação. Discentes na disciplina Sistemas e Tecnologias da Comunicação ministrada pela professora Elizabeth Goidanich. Email: adriele.pereirab@gmail.com; barbosagui11@gmail.com.
Sendo assim, o presente artigo se propõe a analisar o desdobramento da tecnologia nas correntes de pensamento somatismo e gnosticismo a fim de diferenciar e contrapor tais concepções ao se apropriar dos fundamentos dos pensadores da técnica. Ao elucidar o gnosticismo, questiona-se: