O cientista
Anabela Alves – N.º 20074689 1
O CIENTISTA
Os génios que puseram os planetas nos devidos lugares, foram dois cientistas que influenciaram grandemente o nosso conhecimento no Universo: Isaac Newton e Albert Einstein. Ambos eram matemáticos e físicos brilhantes e deixaram-se fascinar pelo problema da gravidade.
Newton - 1687 defendeu pela 1ª vez que a gravidade era uma força e que as leis que regem a gravidade tanto provocam a queda de maçãs das árvores como ditam os movimentos da Lua em torno da Terra e dos Planetas à volta do Sol. Tudo “girava” e movia-se de uma forma uniforme e rectilínea para todos os objectos no Universo.
Einstein - 1905 surgiu a sua teoria da relatividade, propondo conceitos totalmente diferentes dos de Newton e desafiando o senso comum e a experiência do dia-a-dia. As dimensões das coisas não eram fixas e mesmo o tempo podia mover-se a diferentes velocidades.
Sendo a Teoria de Newton bem sustentada por este, perdura até aos nossos dias nas disciplinas de físicas, embora Einstein prova que em certas circunstâncias a teoria de Newton não pode ser aplicada. Em situações do dia-a-dia as divergências não são detectáveis.
MÉTODO CIENTÍFICO
Tal como estes dois cientistas chegaram a conclusões a partir de observações e teorias, também há uma interacção entre a observação e a teoria no campo da ECONOMIA.
Note-se que: MÉTODO CIENTÍFICO ≠ METODOLOGIA CIENTÍFICA
METODOLOGIA CIENTÍFICA - É a forma como o conhecimento científico. Tem origem no pensamento de Descartes
MÉTODO CIENTÍFICO (Método de Investigação) - É um conjunto de regras básicas para um cientista desenvolver uma experiência a fim de produzir conhecimento, bem