O Chefe, o Gestor e o Lider
Neudo Pessoa – Executivo de Soluções e Master Coach
Muito já se escreveu sobre as diferenças entre o Chefe e o Líder, mas eu gostaria de, se me permitirem, comentar este assunto com uma visão diferente, já apresentada e discutida algumas vezes, mas ainda diferente.
Como é sempre importante começar pelo “começo”, vamos lembrar as definições de Chefe e de Líder normalmente presentes no cotidiano deste assunto.
O Chefe é uma pessoa que hierarquicamente tem pessoas abaixo de seu comando. Desta forma este comanda, emite ordens, solicita relatórios, cobra resultados e define o que seu time deve fazer. Para o Chefe o importante é que ele entregue o que lhe foi pedido, da forma que lhe foi solicitada e no prazo definido. A equipe existe para o Chefe, mas não para a organização, bem, isto é o que esta na cabeça do Chefe, afinal, ele é o cara. Assuntos como crescimento profissional da equipe, clima organizacional, teamwork, BSC, meritocracia e tudo mais que a boa governança corporativa prega não passa de “balela” do pessoal do RH. Você conhece alguém assim?
O “Líder”, por sua vez, gerencia uma equipe, definida hierarquicamente ou por projeto, utilizando-se das mais conceituadas técnicas de gestão adquiridas por formação ou por feeling (se isto fizer sentido para você, mas se não concordar com a palavra, substitua-a por outra que passe a ideia de algo que se faz e bem, mas sem saber exatamente a teoria ou ciência que existe por trás). Ele conhece sua equipe e sabe como tirar o melhor de cada um, conhece o perfil profissional e comportamental deles e, com isso, sabe motivar e dar feedback como ninguém. Ele é um verdadeiro Gestor. Você conhece alguém assim? Eu espero que conheça muitos.
Você percebeu o que eu acabei de fazer? Não? Você conhece a expressão “plantar uma sementinha”? Então, será que tive sucesso em plantar uma no parágrafo anterior? Será que toda a definição que fiz dizendo ser a de um Líder não seria a definição do Gestor? Se