O Cerrado
As "savanas brasileiras" — o Cerrado e a Caatinga — são uma forma de vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam do território do país.
O Cerrado é um bioma do tipo biócoro savana que ocorre no Brasil, constituindo-se num dos seis grandes biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Campos, Pantanal e o Cerrado).
O bioma predomina nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. As mais extensas áreas desse tipo de vegetação aparecem em locais de clima quente e úmido, com chuvas de verão e estações secas bem marcadas. Ocorrem também, os subtipos da vegetação, como o “cerradão” (florestas estacionais), o cerradinho (campos tropicais) e os campos sujos (savanas).
Nas regiões onde o cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios espontâneos esporádicos, com alguns anos de intervalo entre eles, ocorrendo no período da seca.
Grande parte do Cerrado já foi destruída, em especial para a instalação de cidades e plantações, o que o torna um bioma muito mais ameaçado do que a Amazônia.
Este bioma possui características bastante únicas, como no relevo, na fauna e do que iremos falar agora:
A Vegetação do Cerrado
A vegetação do cerrado consiste, basicamente, em extensos chapadões, cobertos por uma vegetação de pequenas árvores retorcidas, dispersas em meio a tapetes de gramíneas. Durante os meses quentes de verão, quando as chuvas se concentram e os dias são mais longos, tudo ali é muito verde. No inverno, ao contrário, o capim amarelece e seca; quase todas as árvores e arbustos, por sua vez, trocam a folhagem senescente por outra totalmente nova.
As árvores de caules retorcidos têm raízes longas, que permitem a absorção da água - disponível no solo abaixo de 2 metros de profundidade, mesmo durante a estação seca do inverno.
Os campos cobrem a maior parte do território. É essencialmente coberto por gramíneas, com árvores e arbustos. Entre as