O CEPHAS
FORMACAO POR COMPETENCIA
UM MODELO QUE DEU CERTO!
O processo de aprendizagem-ensino com foco na construção de competências requer uma mudança de postura, tanto do professor quanto do aluno, ambos parceiros nessa empreitada.
Não existe o elemento “surpresa”. O conhecimento prévio das competências e seus indicadores fazem com que o aluno tenha participação ativa, de forma que a responsabilidade em relação ao êxito do processo seja também dele.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento de competências assume papel relevante, exigindo atenção prioritária no planejamento do currículo, identificando-se com ações ou processo de trabalho do sujeito que aprende, processo este desencadeado por desafios, problemas e/ou projetos propostos pelo professor e por este monitorado, orientado e assessorado.
Interação e integração fazem parte do cotidiano, onde professor e aluno trocam experiências vividas ou comprovadas por outros profissionais da área, visando contextualizar a prática pedagógica com o mundo do trabalho.
A avaliação acontece de forma natural e contínua no processo de desenvolvimento das competências. Exige que o professor acompanhe, observe e analise o desempenho do aluno com visão integrada e abrangente, requisitando a identificação de indicadores dentro dos critérios estabelecidos, que evidenciam o conhecimento e o desempenho do aluno.
A avaliação deve servir para consolidar entendimentos, de forma que avaliados e avaliadores – em parceria – descubram avanços e eliminem dificuldades. Para