O cenário promocional
Hoje em dia, muito se diz sobre o mercado e suas perspectivas, mas a verdade é que poucos entendem na teoria o que é o mercado promocional.
O mercado pode ser visto como mercado existente e potencial.
Mercado potencial e existente
Segundo Angela da Rocha e Carl Christensen, o mercado é definido com base numa necessidade do consumidor. Essa é a condição básica para que haja oportunidade atual ou futura da empresa.
Porém, para que a oportunidade se concretize, é necessário que o consumidor perceba-a, e que tenha condições de adquirir o produto que vai satisfazê-la.
Um exemplo básico é a vinda das Sopas Campbell para o Brasil, em meados de 1979. Nos Estados Unidos, a marca era um sucesso. Porém, os brasileiros não enxergavam a necessidade de comprar uma sopa em lata - que não era nada barata. Assim, no Brasil, não havia mercado para sopas enlatadas.
Resumindo, o mercado existente é aquele em que existem produtos ou serviços que atendem as necessidades percebidas pelos consumidores. O mercado potencial é aquele que não ocorrem essas condições, sendo, portanto incerto.
O mercado brasileiro
O mercado brasileiro é caracterizado por suas concentrações geográficas e de renda, e pela sua capacidade de expansão. Há alguns anos, a concentração de renda implicava na forte concentração de consumo nas classes superiores, porém, nos dias de hoje, vemos que mesmo as classes mais inferiores têm forte poder de decisão e de consumo no mercado.
O mercado promocional
Segundo a pesquisa AMPRO-Ibope, realizada em Abril e Junho de 2011, em todas as regiões brasileiras, o investimento das empresas em Marketing Promocional vem crescendo ano-a-ano. Sete em cada dez empresários afirmam que o investimento em Marketing Promocional aumentou em pelo menos 28%, e 53% dos entrevistados dizem que as verbas de promoção estão sendo maiores que as de publicidade.
Como já foi dito, as classes C,D e E tem atingido uma grande porção no mercado, e segundo a pesquisa, 68%