O CENTRAL PARK
O Central Park (em português: Parque Central) é um grande parque dentro da cidade estadunidense de New York, no estado de mesmo nome. Possui uma área de 3,410 km² (341 hectares), e está localizado no distrito de Manhattan. Foi inaugurado em 1857, com 843 acres (ou 341 hectares), e é considerado, por muitos nova-iorquinos, um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente na região. É um lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo frenético de New York: as pessoas podem sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, jogar, andar de bicicleta ou brincar com as crianças.
Com os aproximadamente vinte e cinco milhões de visitantes anualmente, o Central Park é o parque mais visitado da cidade e aparece em muitos filmes e programas de televisão, tornando-o conhecido no mundo todo. É famoso por ser sede de grandes filmes e programas americanos famosos.
Em 1858, Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux (que criou mais tarde o Brooklyn's Prospect Park) foram os vencedores do concurso de design "Greensward Plan" para melhoria e expansão do parque. A construção começou naquele mesmo ano e continuou, durante a Guerra Civil Americana, sendo completada em 1873.
Embora o parque pareça natural, ele é, na verdade, ajardinado quase inteiramente e contém diversos lagos artificiais, trilhas para caminhadas, duas pistas de patinagem no gelo, um santuário vivo e campos diversos. Considerado pelo Guiness Book o lado verde de New York, o parque foi projetado para dar um clima aconchegante a cidade e esquecer os arranhas-céus espalhados por todos os lugares.
O parque foi designado, em 15 de outubro de 1966, um distrito do Registro Nacional de Lugares Históricos1 2 bem como, em 23 de maio de 1963, um Marco Histórico Nacional3 4 5 . É atualmente gerido pelo Central Park Conservancy sob contrato com a prefeitura da cidade. O Central Park Conservancy é uma organização sem fins lucrativos que contribui com 83,5% da verba anual do parque (que totalizam