o caçador de androides
A história de Blade Runner, o Caçador de Andróides se passa no ano de 2019, quando estão sendo frabicados os indivíduos geneticamente modificados para colonizar outros planetas. Acontece que esses robôs são fisicamente idênticos aos seres humanos normais, mas são mais fortes, mais ágeis e possuem habilidades especiais.
Os seres organicos geneticamente mudados são chamados de replicantes. Os replicantes tem apenas quatro anos de vida, a partir da sua criação e são proibidos de viver na Terra. O Blade Runner é o caçador de replicantes revoltosos, que tentam fugir ou invadir o planeta que, para eles, é proibido.
A trama de Blade Runner começa quando um grupo de replicantes faz um motim e vêm para na Terra, com o objetivo de tentar encontrar o seu criador e fugir da morte eminente, já que seus 4 anos de vida estão quase no fim.
Há uma trama secundária em Blade Runner que trata do romance entre o Caçador de Andróides Dick Deckard (Harrison Ford) e Rachael (Sean Young). Rachael é uma replicante, mas Deckard não sabe disso até certo momento da trama, e isso gera uma história de conflito dentro do grande tema que é a ação do Blade Runner.
Possível análise sobre Blade Runner
Blade Runner é considerado um filme de ficção científica Cult pelos apreciadores de cinema, pois traz uma questão de identidade forte. Em Blade Runner é possível perceber que com o contato, os replicantes vão ganhando características humanas e vice versa, isso faz uma alusão à fluidez da identidade. Na época em que Blade Runner foi produzido, ainda estava em curso o processo de descolonização africana, e é possível imaginar que isso faz referência à semelhança entre todos. No fim das contas, as diferenças se dão pela separação entre os seres humanos e os replicantes, quando em contato, ambos vão recebendo características um dos outros. Isso acontece na vida real também, pois a identidade é maleável, formada através das experiências e dos intercâmbios culturais.