O cavalo que bebia cerveja
Análise dos contos “Os laços de família”, de Clarice Lispector, e “O cavalo que bebia cerveja”, de Guimarães Rosa
INTRODUÇÃO Esse trabalho tem como objetivo analisar os contos “Os laços de família”, de Clarice Lispector, e “O cavalo que bebia cerveja”, de Guimarães Rosa. Onde os contos em si falam de como as relações humanas podem assumir improváveis e inimagináveis situações que atingem proporções difíceis e quase impossíveis de serem resolvidas. As personagens encontram-se de alguma maneira entrelaçadas em suas relações familiares, fazendo com que cada convívio influencie o modo de viver das demais personagens. Serão analisados seus personagens, tempo e espaço e assim fazendo um resumo da história desses contos da literatura brasileira.
Breve biografia do autor
Clarice Lispector, filha de família de origem judaica, contista, cronista e romancista de destaque na literatura brasileira, não é brasileira nata, nasceu na atual Ucrânia e veio para o Brasil ainda criança. Lispector tem uma prosa introspectiva e intimista, que explora os caráter do ser humano e os conflitos interiores, com um estilo dramático e por vezes inteligentemente irônico. Nasceu em Tchetchelnik na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, morreu no Rio de Janeiro em 9 de dezembro de 1977, de câncer no ovário e foi enterrada no cemitério Israelita do Caju.
Suas principais obras são:
Perto do Coração Selvagem (1943).
O Lustre (1946).
A Paixão Segundo GH (1964) .Água Viva (1973).
A Hora da Estrela (1977).
Alguns Contos (1952).
Laços de Família (1960).
A Legião Estrangeira (1964).
Enredo
Depois de duas semanas de visita, Catarina levava a sua mãe para a estação, onde a senhora tomaria o trem e se despediria da filha. Elas estão no táxi. Catarina recorda-se do desconforto causado pela breve convivência entre a sua mãe e o seu marido. O genro e a sogra mal se suportavam. Mas, na hora da partida, ambos