O caso the coca-cola company
ADMINISTRAÇÃO
LUÍZ INÁCIO DE CARVALHO JÚNIOR
ESTUDO DE CASO
THE COCA-COLA COMPANY
Sete Lagoas
2012
LUÍZ INÁCIO DE CARVALHO JÚNIOR
ESTUDO DE CASO
THE COCA-COLA COMPANY
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teorias da Administração, Introdução à Economia, Introdução a Contabilidade e Matemática.
Prof. Karen Hiramatsu Manganotti, Regina Malassise, Marcelo Resquetti Tarifa e Helenara Regina Sampaio
Sete Lagoas
2012
ESTUDO DE CASO:
THE COCA-COLA COMPANY PARTE I
EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO
1-Conforme estudo do caso, informe qual abordagem da Teoria da Administração II utilizada e aponte as características que definem a abordagem escolhida?
Nos 16 anos de comando de Roberto C. Goizueta a abordagem utilizada foi a Neoclássica: * Ênfase na pratica de administração. * Ênfase nos princípios gerais de administração. * Ênfase nos objetivos e nos resultados.
Na gestão de Douglas N. Daft a abordagem utilizada foi de Administração por Objetivo (APO): * A empresa passa a analisar as atividades buscando a eficácia, aproveitando os recursos disponíveis. * Os projetos são delegados a pessoas de nível inferior. Favorecendo a comunicação, dando autoridade de decisão a quem está mais próximo da situação de acordo com as circunstâncias.
2-Com base no estudo do caso, qual abordagem moderna da Teoria da Administração II pode ser aplicada? Justifique sua resposta:
A Reengenharia: Porque é fundamental repensar, fazer mudanças radicais, melhorias drásticas e aperfeiçoar processos. Deve sempre haver mudanças para podermos quebramos paradigmas.
E Organizações que Aprendem: Porque precisamos que as atuais organizações incentivem e encorajam o aprendizado de seus membros, através de trabalho de equipe e interação social.
PARETE II
EMBASAMENTO MATEMÁTICO
3-Vamos supor que um vendedor da Coca-Cola recebe mensalmente em certa