O CASO PARADOXO SOLUÇÕES INTELIGENTES
1 ANÁLISES 4
1.1 ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA HISTÓRIA 4
1.2 ANÁLISE DO CASO PROPOSTO, ETAPA POR ETAPA 6
1.3 ATITUDE DO GRUPO EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS OU SUCESSOS IDENTIFICADOS 9
1.4 LIÇÕES APRENDIDAS PELO GRUPO PARA VIDA PROFISSIONAL 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1 ANÁLISES
Este tópico tem como objetivo realizar análises do caso proposto, utilizando como base os conceitos de gestão de pessoas, adquiridos nas aulas do prof. Marco Lovizarro (Mudança, Comunicação, Motivação, Liderança, Poder).
1.1 Análise dos principais personagens da história
Adriano Silva – Pessoa com estilo de liderança democrático, tendo em vista que ele incentivava a participação. Foi um líder que utilizou os poderes de Recompensa, pois ele prometeu na primeira etapa, bônus extra para quem realizasse maior esforço para implementar as mudanças propostas em relação a reorganização, de Referência, tendo em vista que, com a sua personalidade, jeito relaxado, liberal, amável e sua preocupação em servir, interagir e ajudar os seus liderados, conseguiu influenciá-los para que conseguissem atingir os resultados e Legítimo porque foi concedida a ele a permissão de aplicar/ exercer a liderança como ele achasse da melhor forma e os subordinados do Adriano acataram as suas sugestões e decisões.
Motivação - No novo emprego, numa empresa concorrente da Paradoxo Soluções Inteligentes, depois de um tempo, Adriano perdeu a motivação de permanecer nesta companhia, pois percebeu que, não tinha mais desafios e perspectiva de crescimento, fatores que o incentivava.
Adriano motivava as pessoas, com seu estilo dinâmico e cheio de simpatia. Quando ele retornou para a empresa Paradoxo, ele percebeu que o moral das pessoas estava baixo e as mesmas já não tinham mais vontade de trabalhar lá. Adriano conseguiu motivá-los novamente através da criação do fórum gerencial. Na segunda etapa do caso, quando Evilásio ameaçou demitir o Adriano, após ter