O caso dos exploradores de cavernas
1- Pode-se afirmar que na situação não haverá Estado?
Não porque na situação que os exploradores se encontravam dariam prioridade a sua sobrevivência ao invés de julgarem como Estado reagiria com relação a sua atitude.
2- A regra estabelecida pode ser considerada como norma?
Não, porque foi um caso único e que os cinco membros se encontravam, portanto o tribunal não poderia estabelecê-la como norma para analogia a casos posteriores.
3- Se Withmore tentasse se defender e não se submetesse às regras anteriormente estabelecidas?
Aí dentro das normas do direito será classificado como homicídio pois a vítima do ato perdeu sua vida contra sua vontade, diferente do que foram julgados os outros quatro sobreviventes em que Whetmore consentiu em doar sua vida após ter o triste resultado nos dados.
4- Se Whithomre sobrevivesse e conseguisse matar Smith que seria fonte de sobrevivência, qual seria a solução do caso?
Teria-se esse caso tratado como legítima defesa, pois depois de Whetmore ter conseguido se desvencilhar das investidas de Smith o teria matado para proteção de sua vida.
5- É possível a presença de regras sem a presença do Estado? Justifique.
6- Caracterize cada um dos tipos de argumentação utilizados pelos juízes.
7- A decisão tomada pelo tribunal foi justa? Justifique.
8- Elabore uma nova decisão, com base nos fatos narrados no livro.
9- De que forma o direito tutela o racismo praticado em território brasileiro?
10- Os métodos utilizados são suficientes para combater o racismo?
Os métodos utilizados não suficientes para combater o racismo apenas garantem ao excluídos acesso a determinadas áreas da sociedade. O combate ao racismo vai além de garantir cotas ou aplicar penas, é preciso inserir a discussão sobre o racismo no cotidiano com o propósito de conscientizar as pessoas. É preciso que esse assunto seja tratado desde criança que é quando começa a se formar valores e opiniões. Os métodos