o caso do martelo
O Comissário Pasúbio foi para Santa Juliana e encontrou o velório, lá fala com as pessoas e presta especial atenção a Jacinto Fascina porque Camilo Gamba disse que o filho de Jacinto era suspeito, nesste povo todas as pessoas pareceram que têm alguma coisa para ocultar, e ainda parecesse que todos suspeitam de todos, quando o Comissário Pasúbio fala com Jacinto ele diz que seu filho é inocente e que o verdadero suspeito para ele é Camilo Gamba. É muito importante dizer que o Camilo Gamba é o gerente da cooperativa que controla tuda a produção de vinhos de Santa Juliana é casado com Veronica Delloro (fato muito importante para a trama mas como leitora não prestei atenção).
As pesquiças do Comissário não tem muita ordem, faz perguntas para todos no povo e compara as declarações asi descobre algumas inconsistências. Bôrtolo Fassina, pai de Jacinto diz que seu filho foi a casa de Alderico e voltou tarde mas Alderico diz que Jacinto deixou sua casa as nove e quinze o que não corresponde com a declaração de Jacinto porque ele diz que saiu de casa do Alderico masi tarde e chegou a sua casa as dez.
Adiante alguém diz para o Comissário que as preferencias sexuais de Nane Tamanca (Mansueto Gamba) eram diferentes porque ninguém conhecia-le namorada mas por outro lado falam com ele sobre uma historia que tinha com Giulieta Delloro quem fue sua noiva na juventude mas o pai dela não deixou que eles casaram-se então ela casou com um Delloro e Mansueto (o morto) nunca mais teve