O capitalismo
CURSO DE DIREITO. TURMA: 1NA
DISCIPLINA: CIÊNCIS POLÍTICAS E TEORIA GERAL DO ESTADO
O CAPITALISMO
NATAL - RN
ABRIL 2011
INTEGRANTES DO GRUPO:
* Aldemir; * Allan Erinaldo Borges de Souza; * Estevam; * Fábio; * Luís Eduardo; * Leandra; * Lindomar Robson; * Nazareno.
INTRODUÇÃO
Este trabalho é um estudo resumido sobre o CAPITALISMO, um sistema econômico que predomina em nosso planeta desde a passagem da Idade Média para a Idade Moderna até hoje em dia. Nosso objetivo é passar um pouco de nossos conhecimentos para os demais colegas de classe contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento da turma.
ORIGEM DO CAPITALISMO
* A origem do sistema capitalista se deu na passagem da idade média para a idade moderna nos séculos XIII e XIV, com o surgimento da burguesia na Europa. * Historiadores e economistas identificaram na burguesia e também nos cambistas e banqueiros, ideais do sistema capitalista cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação.
IDEAIS EMBRIONÁRIOS DO SISTEMA:
* Lucro; * Acúmulo de riquezas; * Controle dos sistemas de produção; * Expansão dos negócios.
FASES DO CAPITALISMO
* Primeira fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo * Segunda fase: Capitalismo Industrial * Terceira fase: Capitalismo Monopolista – Financeiro
PRIMEIRA FASE: CAPITALISMO COMERCIAL OU PRÉ-CAPITALISMO
* Este período estendeu-se do século XVI ao século XVIII, teve início com as grandes navegações marítimas. * Nesta fase, a burguesia mercante começava a buscar riquezas em outras terras, fora da Europa. * Geralmente as buscas eram por ouro, prata, especiarias e matérias primas que não existiam em solo Europeu.
FINANCIADORES DAS EXPEDIÇÕES
* Eram financiadas por Reis e Nobres que tinham como objetivo o enriquecimento e acúmulo de capital.
CARACTERIZAÇÃO DESTE PERÍODO
* Caracterizou-se pela