O Capitalismo Comercial
A primeira etapa do capitalismo estendeu-se do fim do século XV até o século XVIII e foi marcada pela expansão marítima das potências econômicas da Europa ocidental na época (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos) em busca de novas rotas de comércio, sobretudo para as Índias.
O objetivo dessas potências econômicas era acabar com a hegemonia das cidades-estados de Veneza e Gênova, que antes da unificação italiana ocorrida entre 1848 e 1870 e que deu origem à atual Itália eram Estados independentes e os principais controladores do comércio com o Oriente pelo Mediterrâneo. Foi o período das Grandes Navegações e descobrimentos, das conquistas territoriais e também da escravização e genocídio de milhões de nativos da America e da África.
As grandes expedições – século XV e XVI
No fim do século XV e começo do século XVI, teve início a expansão marítima européia, que resultou na apropriação de vastos territórios. Os países europeus que comandaram esse processo – no início Portugal e Espanha se sobressaíram – colonizaram as terras recém-conquistadas por meio de projetos de exploração agrícola e mineral.
INFOGRÁFICO – (Mercantilismo)
Surgiu com os Estados nacionais absolutistas e vigorou durante o capitalismo comercial. Defendia o protecionismo e a intervenção do Estado na economia. Seus objetivos principais fortalecer o Estado e aumentar a riqueza nacional por meio do acúmulo de metais preciosos (ouro e prata) e da obtenção de superavit comerciais para seus teóricos, a riqueza vinha do comércio (circulação).
Teóricos:
Thomas Mun (1571-1641): Economista inglês, um dos principais teóricos da doutrina mercantilista.
Jean-Baptiste Colbert (1619-1683): Ministro das Finanças de Luís XIV, responsável pela aplicação das políticas mercantilistas na França.
POTÊNCIAS: Espanha, Portugal, Inglaterra e França.
FATOS MARCANTES:
1494: Tratado de Tordesilhas.
1498: Viagem de Vasco da Gama às Índias via Atlântico.
(Mundialização do comércio,