O capital - marx o processo de trabalho e o processo de valorização
Atividade orientada a um fim;
Seu objeto;
Seus meios;
Estabelece a diferença entre objeto de trabalho (a matéria já existente na natureza ainda não filtrada do meio de trabalho) e matéria-prima (A matéria filtrada do meio anterior).
Obs.: O objeto de trabalho apenas será matéria-prima quando for filtrado (modificado) do meio externo, ou seja, alterado.
O meio de trabalho é, basicamente, onde o trabalhador realiza seu trabalho e o autor considera esses meios um prolongamento da figura natural do homem.
Citação principal da primeira parte – Os meios de trabalho não são mediadores do grau de desenvolvimento da força de trabalho, mas também, indicadores sociais das condições onde o trabalhador se insere.
Página 302 há a definição entre consumo produtivo (consumo para aprimorar o produto final) e consumo individual (para a necessidade).
O processo de trabalho é, portanto, atividade orientada a um fim, para produzir valores de uso e condição universal do metabolismo entre homem e natureza.
O produto acabado pertence ao capitalista, pois dele parte a matéria-prima e geralmente os meios, o trabalhador vende seu trabalho e, portanto, o produto deste.
O processo de Valorização:
De acordo com Marx, para que determinada mercadoria seja produzida, deve ter valor maior que os custos de produção, os custos são referentes à força de trabalho e os meios de produção. A partir disso, o dinheiro deixa de ser um simples meio de troca e se torna capital e a partir daí, é criada a idéia da mais-valia (Que existe em duas formas, a