O capital fichamento
O valor dinheiro para modifica-se e se transformar em capital, não pode acontecer como meio de compro e como meio de pagamento, neste quesito ele só atende a forma da troca das mercadorias. Mas a modificação pode surgir do seu valor de uso, do seu consumo. Mostrando de uma forma mais clara, segundo Marx, “ uma mercadoria cujo próprio valor de uso tivesse a característica peculiar de trabalho, por conseguinte, criação de valor. E o possuidor de dinheiro encontra no mercado tal mercadoria específica – a capacidade de trabalho ou a força de trabalho.”Log, nota-se que a criaçãodo capital está atrelada a compra de um tipo destinto de mercadoria, isto é, produtora de valor de uso.
Então para que o possuidor de dinheiro encontre à disposição no mercado a força de trabalho como mercadoria, diversas condições precisam serem preenchidas. Por isso, o possuidor da mercadoria deve ser, segundo Marx, “ livre proprietário de sua capacidade de trabalho.” Ele e o possuidor de dinheiro se encontram no mercado e entram em relação um com o outro como possuidores de mercadorias iguais por origem, só se diferenciando por um ser comprador e o outro, vendedor, sendo portanto ambos pessoas juridicamente iguais.” Estas são algumas das condições para que haja a venda da força de trabalho, isto é, esta tem que umn possuidor livre e encontrar-se em um mercado.
Outro ponto notado por Marx seria este, “ o proprietário da força de trabalho só a vende por determinado tempo, pois, se a vende em bloco, de uma vez por todas, então ele vende a si mesmo, transformando-se de homem livre em escravo, de um possuidor de mercadoria em uma mercadoria.” Esta é a diferença básica entre trabalhador livre e o escravo, um é dono de sua força de trabalho e o outro é uma mercadoria a disposição de seu possuidor.
Então como o trabalhador livre tem um “produto” que não tem mais valor de uso para ele, pois este não tem matéria-prima nem meios de produção para