o candidato perfeito
Aprenda a reconhecer os vencedores e os perdedores na difícil tarefa de contratar as pessoas que trabalharão em sua empresa.
Pierre Mornell.
Este artigo traz um método completo de seleção de pessoal, desenvolvido pelo psiquiatra norte-americano Pierre Mornell ao longo de 15 anos de experiência como consultor de empresas. Trata-se de analisar sob diversos ângulos o comportamento passado de um candidato e assim prever seu comportamento futuro. A inspiração para tal abordagem, segundo Mornell, veio de Tony Razzano, responsável pelo recrutamento de jogadores para o time de futebol americano San Francisco 4gers, que, na década de 80, venceu quatro vezes o Super Bowl, o mais importante campeonato dessa modalidade esportiva.
Um dos motivos do sucesso da equipe foi justamente o sistema de seleção empregado por Razzano, que consistia em observar um jogador em ação durante um mínimo de 200 jogadas. Foi assim que o 4gers percebeu talentos que ninguém fora capaz de notar antes.
O San Francisco 4gers descobriu, por exemplo, Joe Montana, que estava entre os últimos da fila para contratação, e se tornou uma lenda do futebol americano.
Para as empresas que quiserem encontrar seu próprio Joe Montana, o método de Mornell é apresentado a seguir, dividindo-se em estratégias aplicadas antes, durante e depois da entrevista de recrutamento, que incluem detalhes como acompanhar o candidato até seu carro.
- Pierre Mornell é psiquiatra com 30 anos de carreira e há 15 assessora de seu escritório em Marin County, na Califórnia, EUA, presidentes de empresas na avaliação e seleção dos principais funcionários.
Nos últimos 15 anos tenho sido convidado pelos presidentes de várias empresas, de grande e de pequeno porte, do setor público e do setor privado, para ajudar na avaliação e seleção de seus principais funcionários.
A partir dos resultados obtidos ao longo dos anos, fruto de tentativa e erro, desenvolvi um método para prever comportamentos que