O campones rompe amarras
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
ISAÍAS REFERINO DA SILVA
NELSON RIBEIRO CERQUEIRA
“O CAMPONÊS ROMPE AMARRAS”
SALVADOR – BA
2012
ISAÍAS REFERINO DA SILVA
NELSON RIBEIRO CERQUEIRA
RESUMO CRÍTICO
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Direito, Faculdade Maurício de Nassau como requisito parcial para obtenção de nota na 1ª Unidade de disciplina de Metodologia Científica
Docente: Olivia
SALVADOR – BA
2012
HUBERMAN, Leo. 1903-1968. História da Riqueza do Homem / Leo Huberman. Tradução de Waltesir Dutra. Atualização e Revisão Técnica Márcia Guerra – 22ª Edição, Revista e Ampliada Rio de Janeiro; Ltc 2010. Editora Guanabara. 1986. Capítulo 5, páginas 33 a 40, total de páginas 295.
O Camponês Rompe Amarras
O livro a História da Riqueza do Homem é de autoria do jornalista e escritor político norte-americano Leo Huberman, co-fundador da Revista Monthy Review que em 1949, junto com Paul Sweezy, escreveu vários artigos conhecidos internacionalmente. Essa é sua obra mais conhecida, publica em 1636 após varias pesquisas realizadas na Faculdade de Economia em Londres. Dois anos depois Huberman é nomeado chefe do departamento de Ciências Sociais do New College da Universidade de Columbia.
O autor começa o capítulo falando da evolução por parte dos camponeses, que estavam estagnados pelo feudalismo, surgindo assim à possibilidade de libertação, através do crescimento do comércio, a introdução da economia monetária, desenvolvimento das cidades. Este acontecimento gerou uma grande necessidade de abastecimento de alimentos vindos do campo. O regime feudal não tinha condições de atender a demanda, pois sua produção era limitada, só investiam em metade da terra e os servos trabalhavam sem motivação para produzir em grande escala.
Esta situação gerou o despertar dos camponeses para romper com a atual governança, isto não foi fácil o que se viu foi um desafio de transformar terras improdutivas em produtivas, ou seja,