O campo de atuação do administrador de empresa
“O CAMPO DE ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR DE EMPRESAS”
RESUMO
Este artigo objetivou levantar alguns aspectos do campo de atuação do Administrador de Empresas, como as exigências do mercado de trabalho para o Administrador profissional, bem como as bases da empregabilidade e os novos campos de atuação, que exigem competências e habilidades para o desempenho de sua carreira. Devido à globalização da economia, as empresas buscam profissionais que possam ajudá-las a vencer as dificuldades inerentes às mudanças do mercado interno e mundial, que possam contribuir com sua capacidade de liderança, sua capacidade de tomar iniciativa, sua visão de oportunidade e sua capacidade empreendedora, pois a característica básica de um bom profissional é estar em consonância com a realidade das relações econômicas e organizacionais, buscando o aprendizado contínuo e o autodesenvolvimento.
PALAVRAS-CHAVE:
Administração – Administrador de Empresas – Empregabilidade - Mercado de trabalho.
INTRODUÇÃO
As empresas buscam oportunidades e soluções criativas, para atender a demanda do mercado e dos desafios da globalização, criando oportunidade para os administradores profissionais com novas áreas de atuação, visando vencer as dificuldades organizacionais. Para isso, procuram administradores capazes e audaciosos e que permitam manter a empresa no mercado. O desenvolvimento e a continuidade de sua carreira com aprendizado contínuo, é condição indispensável para o aperfeiçoando de suas capacidades e habilidades profissionais. A velocidade da informação obriga os Administradores a adotarem novos perfis frente às suas organizações, adaptando-se ao novo contexto e aprimorando-se nas áreas que propiciam desafios para manter a organização competitiva.
A empregabilidade é outro fator importante para orientar os profissionais que desempenham suas atividades, não descuidando de seu desenvolvimento profissional e intelectual. Os seis pilares da